Praças de Toiros


As Praças de Toiros são recintos fechados, de forma circular, e geralmente de grande beleza arquitectónica, sendo mesmo algumas praças, consideradas monumento, onde se realizam vários espectáculos tauromáquicos, tais como: Corridas de Toiros á Portuguesa, Corridas de toiros a pé, Corridas de toiros mistas, Novilhadas, Novilhadas Populares, Festivais Taurinos e Variedades Taurinas ou Garraiadas.

As Praças de toiros consoante as suas condições, comodidade, lotação de espectadores, o número de espectáculos taurinos normalmente realizados na praça, o tipo de construção arquitectónica e até mesmo a tradição tauromáquica da localidade, em praças de 1ª, 2ª ou 3ª categoria.

As praças de 1ª categoria são: Lisboa (Campo Pequeno), Santarem, Moita do Ribatejo, Alcácer do Sal, Portalegre, Reguengos de Monsaraz, Montijo, Cascais, Almeirim, Vila Franca de Xira, Coruche, Nazaré, Figueira da Foz, Setúbal, Viana do Castelo, Abiúl, Évora, Salvaterra de Magos e Angra do Heroismo.

As praças de 2ª categoria são: Montemor o Novo, Alcohete, Albufeira, Tomar, Beja, Caldas da Rainha, Póvoa do Varzim e Estremoz.

As praças de 3ª categoria são: Aldeia da Luz, Aldeia da Ponte, Alpalhão, Alter do Chão, Amareleja, Amieira, Arronches, Arruda dos Vinhos, Assumar, Azambuja, Azaruja, Batocas, Bencatel, Cabeço de Vide, Cercal do Alentejo, Chamusca, Crato, Elvas, Gáfete, Garvão, Graciosa, Granja, Idanha a Nova, Lagos, Messejana, Montalvão, Monforte, Moura, Mourão, Nave de Haver, Nisa, Paio Pires, Póvoa e Meadas, Póvoa S. Miguel, Redondo, Stª Eulalia, Santiago Rio Moinhos, Stº Aleixo, Stº António das Areias, S. Jorge, S. Manços, S. Marcos do Campo, Sobral da Adiça, Sobral de Monte Agraço, Sousel, Terrugem, Tolosa, Urrós, Veiros, Vila Nova da Barquinha, Vila Viçosa e Vimieiro. Neste grupo incluem-se também todas as praças desmontáveis.

É de salientar que em Monsaraz (na praça de touros do castelo medieval) e em Barrancos (num Tabuado improvisado no largo da igreja) ocorrem todos os anos corridas de toiros não oficiais, nas quais o touro é morto, em Monsaraz pelos populares e em Barrancos por um Matador ou Novilheiro, que mata o touro á "espanhola" ou seja aplicandolhe uma estocada (agora legal nesta vila alentejana).

Vá mais cedo para as praças e aprecie o quanto de belo, o quanto de mágico, e quanta vida elas têm.
O mais engraçado...é que quando se sai de uma praça de toiros no fim de uma corrida, vai-se para casa de alma cheia e com um sorriso nos lábios, mesmo que o espectáculo não tenha sido o melhor, o sorriso abre-se pois existe sempre a eterna esperança de o espectáculo seguinte ser melhor!

Ja viu que tem uma praça de toiros mesmo ao pé de si?? não fique em casa...VÁ AOS TOIROS!!