Os Forcados




















Os Forcados, esses valorosos e corajosos homens que saltam para a arena envergando a jaqueta das ramagens e um barrete verde, que com as mãos vazias, e a alma cheia, executam a difícil arte de pegar os toiros.

É uma arte única, que só se efectua em Portugal (existe também um grupo de forcados no México, e outro em Turlock) e que torna a corrida á portuguesa um espectáculo único, alvo de enormes paixões.

Enquanto os homens estão lá dentro a pegar o toiro, a suas mulheres na bancada rezam para que tudo corra bem. Esta arte única é provavelmente o eixo da festa em Portugal, e só o facto de numa corrida de toiros existir forcados, já é uma boa razão para se ir á festa, pois é uma sorte, de enorme beleza, espectacularidade e de emoção sem limites.

A Pega pode ser efectuada de duas formas: de Caras, na qual um forcado envergando um barrete verde, vai ao centro da praça, e num vistoso cite, chama o toiro...o toiro investe contra ele, o forcado tenta-se fechar os cornos (á córnea) ou ao pescoço (á barbela) enquanto os outros sete forcados (os ajudas), tentam ajudar a imobilizar o toiro, que vem com o forcado da cara a grande velocidade, e com alguma violência, depois um dos ajudas (o rabejador) vai-se agarrar ao rabo do toiro, para o segurar quando o resto do grupo sair da cara do toiro! A pega de Cernelha, é quiçá a forma mais difícil de pegar o toiro...os campinos (outro dos elementos únicos na corrida á portuguesa) soltam cerca de seis cabrestos, e terão a difícil tarefa de encabrestar o toiro, ou seja, de o colocar no meio do jogo de cabrestos, onde apenas dois forcados, vão agarrar o toiro, um forcado agarra-se á cernelha do toiro e o ouro agarra-se ao rabo, os forcados partem para o toiro sem este os ver, e a sorte só fica consumada quando o toiro ficar imobilizado.

Estes valorosos homens que muitas vezes perdem a vida nas arenas, defendendo um dos valores tradicionais da pátria, merecem todo o respeito do mundo, e são fonte de orgulho.

Pena é, que as vezes nem tudo corre bem, o toiro pode dar derrotes com extrema violência, mas os forcados nunca desistem, muitas vezes até já mal tratados, vão novamente com o sorriso nos lábios, para o meio da arena gritar e bater palmas aos toiros..são estes homens, que realizam a árdua e apaixonante tarefa de pegar toiros, e que fazem da corrida de toiros em Portugal um espectáculo único no mundo.

Vá á praça, bata palmas, e ofereça flores a esses homens, pois eles merecem!

Aqui estão todos os grupos de forcados amadores existentes no nosso Portugal: Académicos de Elvas, Agualva Cacém, Alcochete, Alter do Chão, Aposento da Chamusca, Aposento da Moita, Aposento do Barrete Verde de Alcochete, Aposento do Montijo, Arronches, Aveiras de Cima, Azambuja, Caldas da Rainha, Cascais, Chamusca, Coruche, Elvas, Évora, Golegã, Granja, Lisboa, Loures, Moita, Monforte, Montemor, Montijo, Moura, Portalegre, Porto Alto, Redondo, Riachos, Ribatejo, Safara, Salvaterra de Magos, Santarém, S. Manços, S. Marcos, Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Tertúlia Tauromáquica Terceirense, Tomar e Vila Franca de Xira.